terça-feira, 10 de setembro de 2013

Hungria paga dívida ao FMI e recupera "liberdade de atuação"



A Hungria anunciou hoje que saldou a dívida com o Fundo Monetário Internacional, sete meses antes do prazo previsto, e que com isso consegue vencer a "luta pela independência" financeira e pôr cobro ao diferendo com a instituição.
A notícia hoje divulgada confirma a má relação existente entre o actual Governo liderado pelo conservador Viktor Orbán e o FMI, na sequência de um empréstimo de 20 mil milhões de euros contraído em 2008 pelo anterior executivo ao FMI, ao Banco Mundial e à União Europeia.

O Governo considera que a Hungria vai conseguir financiar-se nos mercados financeiros internacionais depois de se ter libertado daquilo a que a chamou "uma luta pela liberdade de actuação do país".

Pouco depois das eleições de 2010, o novo Governo disse que não iria aplicar as medidas de austeridade que são a contrapartida, em termos gerais, do empréstimo que o FMI faculta.

No seguimento dessa decisão governamental, as delegações do FMI e dos restantes credores abandonaram o país.

No princípio do ano passado, Budapeste anunciou que iria retomar as conversações com os credores, mas as reuniões nunca conseguiram passar da fase preparatória, evidenciando as más relações entre as partes.

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=82423

Um comentário: