quinta-feira, 5 de setembro de 2013

China avança com seu plano de derrotar o dólar



A China anunciou que este ano vai apresentar um plano para tornar o yuan moeda plenamente conversível, o que abre o caminho para se juntar às fileiras de moedas de reserva mundiais.

A mudança permitirá que as empresas ou indivíduos possam trocar moeda chinesa ou estrangeira, sem restrições à compra de ativos ou de ações. A decisão faz parte de um pacote de reforma do Conselho de Estado chinês , liderado pelo novo primeiro-ministro, Li Keqiang.

Prevê-se que a plena convertibilidade do yuan facilite o fluxo de capital e investimento originando e retornando para a China, em um momento em que a segunda economia mundial desempenha um papel cada vez mais importante na economia internacional.
O conversível vai regulamentar a situação econômica através de taxas internas como faz a Reserva Federal dos EUA e do Banco Central Europeu.

Além disso, a China vai ter um outro benefício: o yuan será incluído na cesta do FMI, com base no apuramento dos direitos de saque especiais. Portanto, o yuan tem a chance de se tornar uma moeda de reserva global e derrubar principalmente o dólar dos EUA.

O processo de "destruição" do dólar nas transações comerciais divulgados pela China acelera a cada dia, dizem os economistas. Os países cada vez mais frequentemente usam suas próprias moedas nas transações comerciais/financeiras evitando a moeda dos EUA.

http://actualidad.rt.com/economia/view/93834-china-yuan-convertible-reserva-mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário