quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A China está dando um grande passo para controlar a moeda mundial



É óbvio que a China está acumulando ouro algo parecido como um dragão. Na verdade, ela está dando um grande salto  para tornar o yuan a moeda de reserva mundial, Dr. Thorsten Pattberg, especialista em China da Universidade de Pequim, disse à RT.

A China está prometendo fazer mais reformas, entre elas a redução da burocracia e estabelecer o yuan como moeda mundial. A 7 ª Reunião Anual dos Novos Campeões começou na cidade chinesa de Dalian, o encontro tornou-se conhecido como "Davos de verão". A RT falou com Dr. Pattberg sobre as perspectivas da China para a introdução de uma nova moeda mundial.

RT: Você acha que quando a China diz que quer fazer do yuan uma alternativa global para o dólar, há alguma possibilidade de que isso aconteça em algum momento?
Thorsten Pattberg: Sim, é perfeitamente razoável pensar que os chineses querem ver a sua moeda se tornar a próxima moeda do mundo, existe um plano pra isso. E, claro, a China no momento está comprando mais e mais ouro, esta ação tem relação direta com esse plano. Soubemos que a China adquiriu recentemente centenas de toneladas de ouro através de Hong Kong, centro do comércio mundial. E, claro, se você acumular ouro como um dragão, isso lhe dá muito prestígio. 
A mera presença de ouro no país aumenta ainda mais essa auto-confiança e também a esse mistério no ar de que a China esteja realmente tramando algo. A mera intenção de comprar mais ouro no futuro vai certamente ter um impacto sobre o aumento dos preços do ouro no mundo. Assim, a China está dando um salto gigantesco para se sobrepor à moeda mundial (dólar) e substituí-la pelo yuan.

RT: A atual liderança chinesa parece quase obcecada com reformas. Por quê? A China passa por alguma crise?

TP: Ela ainda está crescendo a 7,5%, e isso é o suficiente para a liderança atual. E, claro, a China naturalmente é uma sociedade com base em reformas, anunciando assim reformas regularmente. O novo governo está realizando uma série de novas reformas, basicamente reformas fiscais. Eles querem transformar a economia de investimentos em uma economia que está mais focada no consumo doméstico.

RT: Com o aumento da riqueza vem enormes mudanças na sociedade, na identidade nacional etc, pode a China manter o seu próprio crescimento econômico?

TP: Eu acredito que ela vai mantê-lo para os próximos 10 anos, pelo menos. Mas há várias coisas a serem feitas. O crescimento econômico está realmente mais rápido do que outros setores na China, como a maturidade política por exemplo. Os problemas sociais ainda estão aparecendo na China. 
E um dos tópicos do fórum global é a ética de trabalho. A China deseja ter investidores ​​e fazer as regras do jogo e moldá-las no futuro, e ela tem que vir para a mesa e discutir com os europeus e os americanos para agir de forma conjunta. Não somente em questões econômicas, mas também políticas, ecológicas, sociais e culturais. A China tem que gerir todas essas áreas rapidamente.

http://rt.com/op-edge/china-control-world-currency-707/

Nenhum comentário:

Postar um comentário