segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Medvedev diz na TV que ação do Ocidente no Oriente Médio é como a de “um touro numa loja de louças”

Dmitri Medvedev na TV: Críticas às posições dos países ocidentais em relação ao mundo árabe

O Primeiro-Ministro Dmitri Medvedev, em entrevista ao canal de TV internacional Russia Today neste domingo, 4, criticou as interferências do Ocidente no Oriente Médio, descrevendo essas ações como as “de um touro numa loja de louças”. Medvedev afirmou que os países ocidentais empurram as nações daquela região para “pontos sem retorno, depois dos quais é muito difícil levar as partes conflitantes ao campo das negociações”.
“Para sermos honestos, devemos nos perguntar qual foi o benefício da chamada Primavera Árabe para o mundo árabe?”, disse o primeiro-ministro russo. E Medvedev perguntou em seguida: “Ela trouxe liberdade? Um pouco, é verdade. Mas para a maioria daqueles países resultou em conflitos sangrentos, mudança de regime e agitação permanente.”
Segundo Medvedev, o que aconteceu na Líbia e no Iraque e está acontecendo na Síria mostram que há um forte desmantelamento do sistema político dos países, sob o pretexto da luta pelos interesses nacionais, uma intromissão em seus assuntos internos e a instalação de um regime político leal ao Ocidente.

“A situação no Iraque é muito volátil”, comentou o chefe de Governo russo. “Dezenas de iraquianos são mortos a cada dia.” E Medvedev garantiu que a Rússia está fazendo o seu melhor para apoiar o Iraque. “Nós nos reunimos com os líderes iraquianos, nós simpatizamos com eles, porque temos uma longa história de relacionamento”, afirmou.
Quanto à Líbia, Dmitri Medvedev disse na TV que "o país foi dividido pela guerra, e ainda existem regiões onde as autoridades centrais não conseguiram recuperar o controle total, tal como esperávamos”. E o primeiro-ministro lamentou o que aconteceu com o líder líbio Muammar Kadhafi, assassinado nas ruas de Sirte. “Foi horrível. Esta é outra mancha na reputação de quem iniciou esta operação militar", acusou.

Segundo Medvedev, a situação na Síria é semelhante. "Basicamente, há uma guerra civil no país; é um desastre. E a interferência ativa que vemos agora pode levar aos mesmos problemas e tornar o país ainda mais instável, num permanente estado de guerra civil."
Gazeta Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário