quinta-feira, 15 de agosto de 2013

China vai superar os EUA como maior importador de petróleo do mundo


Com demanda crescente, país deve ocupar o topo da lista de importadores da commodity durante todo o ano de 2014.

A China deve superar os EUA em outubro como o país que mais importa petróleo no mundo e vai se manter no topo do ranking durante todo o ano de 2014, afirmou hoje a Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês).


A troca ocorre em um momento no qual os EUA, principal consumidor de petróleo do mundo, continua com a mesma demanda pela commodity, mas produção cada vez maior, o que reduz fortemente a necessidade de importações. Já a China, segunda maior consumidora de petróleo, mostra crescimento forte e crescente demanda pela commodity, o que se tornou evidente em números divulgados ontem. O país atingiu um recorde de importação de petróleo em julho, 20% maior que a registrada no mesmo mês de 2012.
A produção de petróleo nos EUA em outubro deve superar o nível de importações pela primeira vez desde fevereiro de 1995, segundo relatório da EIA divulgado hoje. "Desde que alcançou 12,5 milhões de barris por dia em 2005, as importações de petróleo dos EUA têm caído e devem chegar a menos de 6 milhões de barris por dia no ano que vem", afirmou Adam Sieminski, da EIA, em comunicado divulgado com o relatório.
A EIA projeta que a crescente produção em campos de gás de xisto vai impulsionar a produção de petróleo dos EUA em 14% este ano, para 7,4 milhões de barris por dia - o maior nível desde 1991. Um salto de 11,4% é esperado em 2014, o que empurrará a produção para 8,24 milhões de barris por dia - o maior nível desde 1987.
Demanda. Em outubro deste ano, a EIA projeta que a demanda dos EUA vai ser de 18,61 milhões de barris por dia, em média, ou 0,6% menor do que no mesmo mês do ano passado. As importações no mês deve cair 13,5%, para 6,23 milhões de barris por dia.
Na China, por outro lado, a demanda em outubro deve crescer 2% em bases anuais, superando 11 milhões de barris por dia pela primeira vez na história. As importações chinesas em outubro, em média de 6,45 milhões de barris por dia, devem superar o nível dos EUA em 3,5%, ou quase 215 mil barris por dia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário